"Você acha que o álbum é honesto, eu acho que o álbum poderia facilmente ser visto como uma mentira... Porque é muito focado onde minha cabeça estava no cinema. É em partes o fato que eu quase desisti da música e tentei focar toda minha energia em fazer um filme. Eu tendo a me rodear com isso, meus amigos não são atores ou diretores, ou pessoas envolvidas com isso, e aparece a questão, estou atuando no álbum? Estou dirigindo? E se eu estiver atuando, você não vai entender que pessoa é real – a personagem ou o ator? Torna-se realmente confuso. E nem tento e questiono isso."
The High End of Low é o sétimo ábum de estúdio de Marilyn Manson, foi produzido por ele, Chris Vrenna e Twiggy Ramirez. Particularmente tenho uma relação muito próxima com esse disco pois era adolescente quando ganhei de um amigo e se trata sobre todo esse universo de descobertas, decepções, revoltas e amores. Digamos que é o último sopro adolescente de um indivíduo que tenta se descobrir em meio a intensidade, emoção e raiva. O disco foi lançado em maio de 2009 e marca o último trabalho com a gravadora de longa data, a Interscope Records, sendo um dos discos menos conhecidos, mas muito rico em arte e conceito, The High End of Low lembra o aclamado "Mechanical Animals" de 1998, tendo um toque mais realista em suas letras e passagens, apesar de ser praticamente um disco "encaixotado em um rolo de filme" como é conceituado, Manson procura fazer de seu filme uma realidade, vice-versa. Em entrevista a revista "SPIN" Manson disse: "É sobre cair em desgraça e tentar se fixar... É como passar através dos estágios de destruição e reconstrução".


O título do album foi baseado no aclamado filme "Tengoki To Jiogoku, dirigido por Akira Kurosawa, que traduzido para o inglês ficou "High and Low", só que de maneira literal significa "Heaven and Hell" (Céu e inferno), e é sobre isso que o disco fala, sobre a queda e a reconstrução do ser de maneiras diferentes.


O título do album foi baseado no aclamado filme "Tengoki To Jiogoku, dirigido por Akira Kurosawa, que traduzido para o inglês ficou "High and Low", só que de maneira literal significa "Heaven and Hell" (Céu e inferno), e é sobre isso que o disco fala, sobre a queda e a reconstrução do ser de maneiras diferentes.
SETLIST:
1. Devour
2. Pretty As A ($)
3. Leave A Scar
4. Four Rusted Horses
5. Arma-godaan-motherfuckin-geddon
6. Blank And White
7. Running To The Edge Of The World
8. I Want To Kill You Like They Do In The Movies
9. WOW
10. Wight Spider
11. Unkillable Monster
12. We're From America
13. I Have To Look Up Just To See The Hell
14. Into The Fire
15. 15
Singles:
Arma-godaan-motherfuckin-geddon
We're From America
VÍDEOS:
Arma goddamn motherfuckin geddon
O primeiro clipe foi o de "Arma-goddamn-motherfuckin-geddon" e mostra Manson como um ditador e ao mesmo tempo como um soldado em meio ao caos de uma cidade destruída, as dançarinas estão com os rostos pintados de "Blackface", uma maquiagem teatral que surgiu no vaudeville e que ele já tinha se apropriado bastante no álbum de 2003 "The Golden Age Of Grotesque". Manson revelou que o vídeo foi filmado por 30 ou 40 câmeras, mas apenas 2 dessas câmeras compõem as imagens vistas no vídeo final.
Dirigido por: Nathan Cox & Marilyn Manson
Versão alternativa do diretor:
Running To The Edge Of The World
O vídeo de "Running to the Edge of the World" é basicamente focado no rosto de Manson com um véu tendo "flashes" de uma história em que ele violenta uma mulher até a morte. Provavelmente a atriz que aparece no clipe é uma representação de Evan Rachel Wood, com quem Manson estava namorando na época, e na minha interpretação é como se ele estivesse matando esse amor, só que no vídeo é mostrado de uma forma literal bruta. (O vídeo foi gravado em uma das vezes em que ele e Evan romperam). Também é interessante notar a semelhança do clipe com o filme "Psicopata Americano", em particular a cena em que Manson assina o livro de visitas com uma luva, de forma idêntica a Patrick Bateman - Christian Bale - no filme.
Dirigido por: Delaney Bishop
WOW
Em maio de 2010, um vídeo da música "WOW" foi lançado na conta do Myspace de Manson, o vídeo que foi dirigido por ele mesmo nada mais é do que uma repetição da atriz Evan Rachel Wood brincando com a alça de seu vestido, com uma maquiagem inspirada na "Dália Negra". Segundo a descrição do vídeo, o vídeo foi filmado em 2008, cerca de um ano antes do lançamento do álbum.
Dirigido por: Marilyn Manson
TURNÊ
A turnê do disco teve início em 03 de junho de 2009 e acabou em 21 de dezembro na França, passando pela Europa, América do norte, Japão e Austrália. O palco da turnê é repleto de luzes cinematográficas, a maquiagem é retocada no palco e assistentes ajudam com mudanças de figurino sendo observadas pelo público. A cada nova música um assistente bate a claquete mostrando que um novo ato vai começar, um filme inteiro se passa e Manson mostra toda a sua teatralidade palpável e crua.
Em 04 de dezembro de 2009 um novo ato final foi adicionado a turnê, quando um cadáver realista de Evan Rachel Wood apareceu ensaguentado em uma cama branca, fazendo uma representação fiel de suas idéias no clipe de "Running To The Edge of The World". Como Manson declarou em Junho de 2009: "Eu quero transferir minha parte doméstica para o palco. Quero borrar a linha entre minha arte e minha vida pessoal no palco."
Como em um final alternativo, no último show da turnê, em 21 de dezembro, Manson canta "Devour" segurando uma rosa e a ofereceu a Evan que estava ao lado do palco durante a canção, pedindo ela em noivado na mesma noite, esse foi o final feliz de um filme que teve altos e baixos durante essa estrada.
Infelizmente a turnê não teve registro oficial, mas vários fãs fizeram filmagens ao redor do mundo, como você pode conferir aqui o último show em Paris completo:
Especula-se que o nome da turnê seria "Et Cetara Tour", embora nunca tenha se confirmado oficialmente.
Foi durante essa turnê que Manson escreveu as letras de seu próximo álbum "Born Villain" de 2012.
Eaí, curtiu? Marilyn Manson é um artista completo que junta música, conceito e teatralidade como poucos e em breve farei mais posts sobre ele! Quer saber mais a arte do "shock rocker"? É só entrar aqui nesses links para mais informações!