quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Resenha: Meu Amigo Dahmer

"Cheio de Dahmerismos..."


E se um colega seu do colegial fosse um serial killer? Como você reagiria? É disso que se trata "Meu Amigo Dahmer" do artista e escritor Derf Backderf publicada recentemente pela editora Darkside no seu novo seguimento de Graphic Novels. A história se passa nos famigerados anos 70, Backderf conheceu Jeffrey Dahmer quando ambos estudavam na escola "Revere", no estado de Ohio, onde compartilharam de diversos momentos e onde ele conseguiu observar as ações do colega esquisitão de perto.
Jeffrey Dahmer foi um dos mais notórios assassinos em série que o mundo já viu, acusado de 17 mortes! Mas o que mais chocou nesse segmento é a natureza sexual e pervertida envolvendo necrofilia e canibalismo que os casos apresentam. A ideia de fazer uma HQ veio logo após os crimes serem descobertos em julho de 1991, primeiramente sendo publicada em oito páginas na antologia  "Zero Zero" em 1997, onde instantaneamente ganhou muitos elogios e virou um clássico. Após algumas tentativas nos anos seguintes, Derf decidiu produzir a obra do jeito que tinha previsto, aperfeiçoando o traço e detalhando a história, essa que corrobora a vida do famoso serial killer de uma maneira jamais vista antes. Como adolescente excluído com gostos peculiares, sua vida dentro de casa não era nada amistosa, com pais conflituosos á beira de um divórcio, seu passatempo favorito era recolher, armazenar e dissecar animais mortos que encontrava pelas redondezas, esse era seu universo.


O mundo bizarro de Dahmer parece não ter limites, mas é interessante como o autor/ desenhista consegue ser tão detalhista em todos os momentos, captando as emoções dos personagens. Para compor a obra Backderf entrevistou dezenas de ex-colegas e professores, além de se debruçar sobre os arquivos da polícia e do FBI. Como diz o autor: "A premissa desse livro é de que Dahmer era um personagem trágico, mas isto só se aplica até o momento em que ele mata..." 
"Meu amigo Dahmer" é uma obra detalhista, uma mistura de adolescência no "High School" americano com aquele ar de perigo e suspense! Aliás, as ilustrações noir e soturnas do autor são simplesmente fantásticas, se assemelham com os desenhos de Robert Crumb, enchendo os nossos olhos.


O livro ainda conta com fontes detalhades de diversos meios de comunicação envolvendo o caso, notas de esclarecimento adentrando os acontecimentos página por página, biografias sobre os envolvidos, cenas deletadas, esboços e material extra (incluindo a primeira HQ "O Jovem Jeffrey Dahmer" publicada em 1997). Um prato cheio e a "Darkside" caprichou muito, vai encarar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário